Webinar Portugal Connect – Acordo entre México e EUA muito benéfico para empresários portugueses

Acordo entre México e EUA muito benéfico para empresários portugueses

A Câmara de Comércio e Indústria Luso Mexicana (CCILM) organizou, a 29 de abril, o seu primeiro webinar no âmbito do projeto Portugal Connect, que teve como tema as Oportunidades de internacionalização no México para os Moldes, Máquinas e Ferramentas para a Indústria e Plásticos.

No início do evento, Miguel Gomes da Costa, presidente da CCILM, explicou em que consiste o Portugal Connect, projeto que contempla um conjunto de ações para promover o fortalecimento das relações comerciais entre Portugal e o México, tal como a presença em feiras internacionais, a realização de workshops e missões comerciais que trarão a Portugal representantes de instituições e empresários mexicanos.

Eurico Brilhante Dias, Secretário de Estado da Internacionalização, foi o primeiro orador do webinar e fez um enquadramento geral do quadro comercial português e mexicanos, antes e depois da pandemia. «O enquadramento geral é útil, pois permite-nos perceber o modo como os governos se têm vindo a alterar e perceber quais são as melhores soluções que levem as empresas portuguesas a voltarem para o México como cliente e fornecedor», afirmou.

O responsável referiu a importância de regressar aos valores do PIB registados em 2019, para que, consequentemente, também as exportações possam voltar a crescer. Mas, não é possível utilizar os mesmos métodos. Primeiro, há que reduzir o risco e aumentar o nível de diversificação, ou seja, «Queremos que a aposta do México na América do Norte e Central sejam uma aposta para reforçar a visibilidade desses mercados juntos das empresas portuguesas, e para reforçar o peso de Portugal junto desses mercados», afirmou o secretário de estado na sua intervenção.

Para Eurico Brilhante Dias, Portugal só terá prosperidade quando se abrir ao mundo e que «não há bom comércio se ele for apenas numa direção», referindo que a parceria com o México é muito importante para a concretização desse objetivo.

Hermann Aschentrupp Toledo, Embaixador do México em Portugal, seguiu como segundo orador participante, referindo a enorme relevância dos vários acordos existentes e futuros entre os países, como o que já existe entre o México e a União Europeia, mas focou a urgência na sua atualização, uma vez que trará benefícios e vantagens nas relações comerciais entre os países. O acordo entre o México e os Estados Unidos, que será assinado muito em breve, colocará o mercado mexicano numa posição privilegiada e trará “grandes benefícios para os empresários portugueses”, referiu.

Mariana Oom, Conselheira Económica e Comercial de Portugal no México, apresentou várias recomendações que as empresas portuguesas devem ter em conta caso queiram investir no México. Estudar o mercado mexicano, criar uma estratégia e organizar os recursos necessários, ter presença no mercado ao relacionar-se, participar nos eventos e feiras internacionais, trabalhar em rede e ganhar escala, apresentar proposta concretas e personalizadas que respondem às necessidades específicas do cliente e adaptar-se à cultura de negócios são algumas das recomendações referidas no Webinar.

Por último, Sérgio Contreras, Vice-Presidente Executivo do COMCE – Consejo Empresarial Mexicano de Comercio Exterior, Inversión y Tecnología, evidenciou o investimento realizado pelas mais de 200 empresas portuguesas no México, durante o ano de 2020. Demonstrou, também, a disponibilidade do COMCE para ajudar os empresários portugueses entrar no mercado mexicano.

O Vice-Presidente Executivo do COMCE referiu ainda as 12 missões comerciais que estão previstas e que estão, atualmente, a ser desenvolvidas, revelando curiosidade em saber como se farão as relações comercias e como será a economia pós pandemia, aludindo às novas oportunidades para as empresas, com novas visões, novas estratégias e novos objetivos, para que seja mais fácil a sua adaptação à nova realidade económica. “Sigamos com força e formemos relações mais fortes entre os dois países”, afirmou Sérgio Contreras.

Este foi o primeiro webinar no âmbito do projeto Portugal Connect. O segundo webinar já tem data marcada, a 27 de maio, e terá como tema principal as oportunidades e estratégias para o setor dos moldes.

Scroll to Top